SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue259Which competencies is Enade assessing in its Chemestry Evaluation? A proposal for an analysis in terms of cognitive operationsWhat is a "good" scientific article? Students’ from the Electrical Engineering undergraduate course’s conceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ROCATELI, Adrielly; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GALVAO, Rosangela Miola  and  CASAGRANDE, Fernanda Couto Guimarães. Trabalho pedagógico nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina: metodologias em questão. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.752-770. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3952.

O artigo analisa o trabalho pedagógico desenvolvido por professores de dez cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no que concerne ao uso de metodologias em sala de aula. A pesquisa é descritiva, com abordagem dialética, e utilizou como instrumento para a coleta de dados questionário estruturado on-line enviado aos docentes. Na análise dos resultados, foram utilizados os dados obtidos pelo instrumento SPSS e pela escala Likert, com enfoque qualitativo dos gráficos para verificar o uso ou não de metodologias dialéticas, visto que a pesquisa se embasa na teoria histórico-cultural. Os resultados indicam que os professores usam metodologias, e, alicerçados nelas, assumem o papel de mediadores para a transformação dos conceitos dos discentes, perfazendo o processo que consiste na ascensão do conceito cotidiano ao conceito científico.

Keywords : docência no ensino superior; licenciatura; metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )