SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Pedagogical approaches in environmental education: a systematic review[Re]visiting Anthropology and Education in the mid-20th century: Anísio Teixeira’s Columbia Project to Josildeth Gomes Consorte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ZACHARIAS-CAROLINO, Aline Gasparini; ONOFRE, Márcia Regina  and  SOUZA NETO, Samuel de. Análise de prática como dispositivo de formação de uma professora alfabetizadora. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5548.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5548.

Este relato de experiência, baseado em pressupostos autoetnográficos, objetiva realizar uma análise de prática de uma professora alfabetizadora em início de carreira mediante um plano de aula, buscando identificar quais saberes são mobilizados em suas ações e refletir em que medida esses saberes podem contribuir para o processo de formação docente. Os resultados revelam que os saberes docentes são multifacetados, complexos e oriundos de diversas fontes. À vista disso, a análise de prática constitui um dispositivo de formação docente e identificação de uma cultura profissional, ao possibilitar um espaço de socialização e, consequentemente, aprimoramento do trabalho desenvolvido no âmbito da sala de aula na aquisição de um habitus docente.

Keywords : professores iniciantes; profissionalização; formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )