SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Gregório de Tours e Jordanès: a construção da memória dos ‘bárbaros’ no VI século author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVA, Gilvan Ventura da. Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João CrisóstomoHomily and Christian education in Late Antiquity: body, church and city according to John Chrysostom. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.01-12. ISSN 2178-5201.

As homilias foram um dos principais instrumentos empregados pela elite eclesiástica para a conversão de populações urbanas nos séculos IV e V. Trata-se de um gênero literário híbrido cujos primórdios remontam ao século II, mas que somente na Antiguidade Tardia adquire um papel primordial para transmitir rotineiramente os ensinamentos evangélicos a um número cada vez maior de pessoas. Sem contar com escolas, nas congregações, as autoridades cristãs passaram a desenvolver estratégias proselitistas calcadas na arte da oratória utilizada pelos pregadores, para atingir os egressos do paganismo e do judaísmo. Este artigo analisa em que medida as homilias contribuíram para a formação espiritual dos cristãos, enfatizando as normas que visavam a disciplinar os fiéis a se comportarem na igreja diferentemente das modalidades de exibição corporal pservadas na polis. Para tanto, toma como referência Antioquia e a atividade pastoral de João Crisóstomo nas últimas décadas do século IV

Keywords : Império Romano Tardio; Antioquia;; Cristianização; Retórica;; Disciplina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )