SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico- metodológicosThe assessment of learning: from the plurality of statements to the duality of concepts. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

REMONTE, Jarbas Gomes. A educação física tradicional sofre, mas ainda vive. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.145-151. ISSN 2178-5201.

Esportivista, militarista, disciplinadora, acrítica... são vários os adjetivos utilizados para qualificar negativamente a Educação Física tradicional. Isso provocou-nos um interesse no sentido de verificar se tais críticas são procedentes e realizar uma breve discussão sobre possibilidades de utilização de elementos ditos tradicionais na atual Educação Física escolar. Para tanto, buscamos em pesquisadores da História da Educação Física brasileira referências à Educação Física tradicional que justifiquem aquelas críticas. Em seguida, recorremos à Didática para conceituar a Pedagogia tradicional e aplicar esse conceito à Educação Física, de modo que ela possa ser denominada também de tradicional. Num terceiro momento, analisamos algumas críticas a esse tradicionalismo na tentativa de verificar se são procedentes. Concluímos que se algumas críticas são procedentes, outras apresentam equívocos. Entendemos que há uma confusão conceitual importante quando se fala em Educação Física tradicional. Por fim, sugerimos que a Educação Física tradicional ainda tenha espaço no quadro atual da Educação Física escolar.

Keywords : Educação Física Tradicional; História; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )