SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55UTOPIA, DISTOPIA AND CREATIVE CHALLENGES FOR THE CONSTRUCTION OF HUMANITY IN THE WESTERN EDUCATIONAL HISTORY: WITH REGARD TO THE VTH CENTENARY OF THE EDITION OF UTOPIA OF TH. MORE (1516-2016)EDUCATOR HENRIQUETA GALENO: TRAJECTORY OF A FEMINIST LITERATURE (1887-1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

FRANCISCO, Ana Cristina B. López M.  and  VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. LUIZA, ISABEL E LEOPOLDINA: UMA HISTÓRIA DE MULHERES, NOBREZA E EDUCAÇÃO NO BRASIL IMPERIAL (1856-1864). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.148-168.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77091.

O artigo trata da atuação da condessa de Barral, Luiza Margarida Portugal de Barros, como preceptora das princesas Isabel e Leopoldina, escolhida pelo próprio Imperador, D. Pedro II, para educar suas filhas. O objetivo central é recompor aspectos da condução educacional dirigida pela condessa nos palácios de São Cristóvão e Petrópolis, especialmente, as estratégias utilizadas para ensinar e educar as duas meninas, ciente da responsabilidade que tal função implicava. A pesquisa apresenta-se como histórico-documental e utilizou, sobretudo, egodocumentos, produzidos pelas princesas e pela própria condessa, colocados em diálogo com autores que enfocam temática semelhante. Conclui-se, que a condessa exerceu forte influência na vida das princesas, desde a infância até após o casamento de ambas.

Keywords : Condessa de Barral; educação de crianças nobres; Império do Brasil.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )