SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23MODULATIONS OF AFFECTION AND AUTHORITY IN EPISODES IN THE HISTORY OF CHILEAN EDUCATION (C.1820-C.1950).THE SCHOOL BATTALIONS OF THE FATHERLAND. COMPARATIVE STUDY OF THE REPRESENTATIONS ABOUT THE BODY AND THE TRAINING OF THE FENCING MASTERS OF THE CENTENNIAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. “OS MENINOS DIANTE DE NÓS”: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ESCOLARES BRITÂNICOS (1941). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e88954.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/88954.

Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em conta o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, voltadas para o público infantil e desenvolvidas ao longo da primeira metade do século XX. Para pensar a arte infantil em perspectiva moderna, se faz relevante o diálogo com as reflexões de Touraine e Berman, numa abordagem que privilegia uma lente mais aproximada em relação ao evento histórico, conforme os jogos de escala referidos por Lepetit, Gribaudi e Revel. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e catálogos de exposições.

Keywords : exposição de arte infantil; história da educação em arte; criança e guerra.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )