História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
HENRIQUES, António. GÉNESE EM PORTUGAL DOS MUSEUS DE ARTE DO ESTADO COMO LUGARES DE INSTRUÇÃO PÚBLICA E SUA SUBSTITUIÇÃO PELOS MUSEUS DE CONTEMPLAÇÃO (1833-1899). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e89519. Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/89519.
Ao longo de quase todo o século XIX, o Estado português acompanha o movimento internacional de organização de museus públicos de arte como lugares de instrução para artistas, operários, alunos e público. As principais iniciativas museológicas valorizam acima de tudo o desígnio do ensinamento e os museus vivificam como espaços de coleção e experimentação. Esta tendência secular, revisitada através dos regulamentos de cinco casos modelares, sofre uma inflexão a partir dos anos 1880, quando se anuncia uma concepção museológica que exalta a contemplação e a fruição como valores fundamentais e menoriza a instrução e a pesquisa experimental.
Keywords : museología; museus industriais e comerciais; museu nacional de belas-artes; contemplação; entesouramento.