SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE SCHOOL BATTALIONS OF THE FATHERLAND. COMPARATIVE STUDY OF THE REPRESENTATIONS ABOUT THE BODY AND THE TRAINING OF THE FENCING MASTERS OF THE CENTENNIALTHE BRASILIAN RURAL EDUCATION ANALYZED BY LOURENÇO FILHO IN THE EARLY 1960S author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

HENRIQUES, António. GÉNESE EM PORTUGAL DOS MUSEUS DE ARTE DO ESTADO COMO LUGARES DE INSTRUÇÃO PÚBLICA E SUA SUBSTITUIÇÃO PELOS MUSEUS DE CONTEMPLAÇÃO (1833-1899). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e89519.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89519.

Ao longo de quase todo o século XIX, o Estado português acompanha o movimento internacional de organização de museus públicos de arte como lugares de instrução para artistas, operários, alunos e público. As principais iniciativas museológicas valorizam acima de tudo o desígnio do ensinamento e os museus vivificam como espaços de coleção e experimentação. Esta tendência secular, revisitada através dos regulamentos de cinco casos modelares, sofre uma inflexão a partir dos anos 1880, quando se anuncia uma concepção museológica que exalta a contemplação e a fruição como valores fundamentais e menoriza a instrução e a pesquisa experimental.

Keywords : museología; museus industriais e comerciais; museu nacional de belas-artes; contemplação; entesouramento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )