História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. EDUCAÇÃO DO ANORMAL A PARTIR DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e90024. Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/90024.
A pesquisa busca compreender a presença dos testes de inteligência no campo da educação especial no Brasil. Para tanto, se vale de um estudo documental e bibliográfico a partir de fontes que remontam o contexto da educação no Brasil do início do século XX à década de 1970. Expõe o processo de construção do teste de Binet-Simon, bem como sua entrada ao Brasil no ano de 1906. Discute a aplicação do teste no campo educacional, mais especificamente na educação especial. Como resultado, apresenta a ausência de políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, a relação direta da educação com o campo da saúde pautada no diagnóstico e a caracterização do teste como determinante para o processo de exclusão e isolamento compulsório da pessoa com deficiência do contexto escolar e social.
Keywords : Teste de Binet-Simon; Testes de inteligência; Educação especial; educação do anormal; pessoa com deficiência.