SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EDUCATION OF THE ABNORMAL FROM THE INTELLIGENCE TESTSMEDICALIZATION OF PEDAGOGY: MEDICAL DISCOURSES IN THE FORMATION OF THE PEDAGOGICAL DISCOURSE AND TEXTBOOKS OF TEACHERS TRAINING IN PORTUGAL (XIX-XX CENTURIES). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LIMA, Ana Laura Godinho. OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93208.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93208.

O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.

Keywords : evolucionismo; progresso; psicologia educacional; manuais de ensino; formação docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )