SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE THEMES OF EVOLUTION AND PROGRESS IN THE DISCOURSES OF THE EDUCATIONAL PSYCHOLOGY AND THE HISTORY OF EDUCATION.EDUCATION, SOCIETY AND DEMOCRACY: JOHN DEWEY IN THE HISTORY OF EDUCATION AND/OR PEDAGOGY MANUALS (BRAZIL, 20TH CENTURY) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CORREIA, Antonio Carlos. A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93209.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93209.

O artigo reconstitui as modalidades através das quais o contributo dos médicos foi decisivo para a estruturação do discurso pedagógico que acompanhou a consolidação da Escola primária, em Portugal, entre os anos 1890 e 1930. Defendo que o discurso médico, através da reivindicação da sua cientificidade acerca da criança, naturalizou o modelo da escola graduada vigente, ocultando a sua natureza socialmente construída. Sem revelar o seu caráter localizado histórica e socialmente, a alteração do modelo da Escola atual está condenada ao insucesso porque não rompe com a racionalidade institucionalizada do ato pedagógico. Procuro abrir pistas para um posterior aprofundamento das possibilidades de reinvenção da organização da Escola, sustentadas por novos pressupostos científicos.

Keywords : história da educação; discurso pedagógico; médicos; manuais pedagógicos para professores; resistência à mudança.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )