SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EDUCATION, SOCIETY AND DEMOCRACY: JOHN DEWEY IN THE HISTORY OF EDUCATION AND/OR PEDAGOGY MANUALS (BRAZIL, 20TH CENTURY)METAPHORS AND COMPARISONS THAT TEACH TO TEACH:THE REASON AND THE IDENTITY OF PEDAGOGY IN TEACHERS’ GUIDES (1873-1909) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Katiene Nogueira da  and  GATTI, Giseli Cristina do Vale. AS IDEIAS DE DURKHEIM NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CIENTIFICIDADE E MORALIDADE LAICA NA VIDA SOCIAL E NA ESCOLA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93211.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93211.

Análise das ideias de Durkheim contidas em manuais de História da Educação, com autores estrangeiros, publicados no Brasil entre 1939 e 2010. Partiu-se de Fernandes (1994), Pickering (2008) e Weiss (2009). Percebeu-se que alguns manuais, apesar de não terem mencionado Durkheim diretamente, abordaram ideias próximas de seu pensamento. Os demais, que foram maioria, mencionaram Durkheim em intensidades diferentes. Neles, Durkheim foi tomado simultaneamente como fonte de informações e de análises, mas, também como portador de uma perspectiva original e influente de educação, a pedagogia sociológica. Além disso, foi possível perceber a existência de críticas a seu pensamento, provenientes, sobretudo, dos autores de manuais vinculados ao campo católico.

Keywords : História; Educação; Formação; Disciplina; Manual; Ensino; Durkheim.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )