SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE IDEAS OF DURKHEIM IN THE MANUALS OF HISTORY OF EDUCATION: SCIENTIFIC METHOD AND LAY MORALITY IN SOCIAL LIFE AND IN THE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Vivian Batista da  and  CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93223.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223.

Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

Keywords : manuais pedagógicos; pedagogia; ensinar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )