História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro and SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101992. Epub Sep 30, 2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/101992.
Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.
Keywords : Projeto de educação; historicidade; sentidos de educação e de ser professor; trabalho docente.