SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Death and dying in latvian immigrants' childhood: Representations in the magazine rihta rasa (1925-1926)School practices and teaching innovation in contemporary Spain. The reflection of key events in educational journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PELANDA, Marcela  and  ABIUSO, Federico. Estudo sobre documentos pedagógicos didáticos pertencentes a acervos históricos escolares de Escolas Normais. Argentina. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128508.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128508.

As Escolas Normais da Cidade de Buenos Aires e do país possuem, em seus acervos documentais, valiosas tipologias específicas. O estudo e reflexão destes documentos auspiciam a análise da tradição e inovação pedagógica que foram desenhadas para a formação de professores e para a implementação em seus departamentos de aplicação. A escrita das histórias institucionais reconhece as tramas do sistema educacional fundacional de nosso país interpelando as subjetividades na educação de crianças, jovens e adultos. A historiografia do ensino das diferentes áreas do conhecimento conformou os antecedentes do parâmetro curricular escolar atual que os documentos pedagógicos didáticos nos permitem desandar.

Keywords : Escolas Normais; arquivos escolares; documentos pedagógicos didáticos; inovação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )