SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educational innovation in three brazilian periodicals of History of Education (1997-2022)Freinet Pedagogy and Educational Renewal in Portugal (1920-1980) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

TORO-BLANCO, Pablo. Uma inovação truncada: orientação educacional na mudança do paradigmas no Chile (c.1965-c.1973). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e132018.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/132018.

A orientação educacional foi instalada no ensino médio chileno através de um caminho não isento de dificuldades, graças à preocupação com a adequada escolha profissional e a formação integral da personalidade dos alunos. À luz da documentação e das entrevistas oficiais e pedagógicas, este artigo analisa o desenvolvimento deste campo no âmbito das agudas transformações experimentadas pela educação chilena em um período que vai entre os paradigmas desenvolvimentolista e socialista, destacando suas dificuldades para se tornar uma inovação educaçional com impacto eficaz no sistema.

Keywords : orientação educacional; escolha vocacional; personalidade; reforma educacional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )