SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Initial teacher education and teaching practice: cultural-historical research on 5th grade teachers in Porto Velho, RO, BrazilPedagogical Practice in Initial Teacher Training and Education for Sustainable Development: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

COSTA, Francisco Joel Magalhães; MOTA, Bruna Germana Nunes  and  SANTANA, José Rogério. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8015.  Epub Mar 25, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8015.

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a História, a história das mulheres e as dissertações e teses produzidas pelo Núcleo de História e Memória da Educação, vinculado à Universidade Federal do Ceará. O estudo analisa a compatibilidade das produções acadêmicas com a Escola dos Annales e suas propostas vinculadas aos processos mentais, às representações e à vida cotidiana; e com a Escola Inglesa do Marxismo e seu entusiasmo pela História Vista de Baixo. A pesquisa destaca o estudo sobre as mulheres e revela as investigações históricas sobre as experiências e as práticas social, cultural e educacional das mulheres. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-bibliográfica. Entre os trabalhos, foram encontradas 14 pesquisas que abordam o tema. Tal levantamento confirma a relação teórico-metodológica das pesquisas com as Escolas e a importância do estudo sobre as mulheres.

Keywords : autonomia; preconceito; visibilidade; formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )