SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Perceptions on the rights of the child: a study in the primary education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

THIENGO, Lara Carlette; AVELAR, Danila Graziele Silva de; OLIVEIRA, Sarah Karoline Natalino  and  SANTOS, Francielle Luzia de Souza. A perspectiva freireana na formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão de literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8047.  Epub Mar 25, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8047.

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireano para a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases: Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.

Keywords : formação de professores; Paulo Freire; ensino de Ciências Naturais..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )