SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Knowledge of literacy teachers: principles and domains for teacher self-assessmentImproving reading skills and training: a study at the University of Khanh Hoa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SOUZA, Allan Solano; MOREIRA, Hilcélia Aparecida Gomes; SILVA, Maria Margarett da  and  TERTO, Daniela Cunha. Alianças público-privadas na educação pública: um estudo em dois estados nordestinos. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11024.  Epub Jan 02, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11024.

Os processos de privatização da educação pública ocorrem de diferentes maneiras, principalmente por meio de acordos, contratos ou parcerias entre institutos e secretarias de educação. Este trabalho tem como objetivo discutir esse fenômeno em dois estados nordestinos do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte, demonstrando como ele interfere no desenvolvimento de ferramentas gerenciais no contexto educacional. O método de pesquisa adotado foi a abordagem dialética e os procedimentos consistiram em revisão de literatura, análise documental e recortes das pesquisas realizadas com os gestores escolares. Os resultados indicam que os gestores acabam redefinindo suas funções para atender aos interesses das instituições parceiras, enfatizando o cumprimento de metas e resultados.

Keywords : privatização; parcerias; gerencialismo; gestores escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )