SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Teaching learning in the pandemic: the UESB On-line Mentoring ProgramLife at a crossroads: high school students between the desire and the need to project the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

LOECH, Gabriela  and  PASSEGGI, Maria da Conceição. Conectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10382.  Epub July 18, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10382.

Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre práticas de leitura e escrita com base no que narram dez professoras da Educação Infantil sobre suas experiências com as crianças em tempos de pandemia. O trabalho adota a perspectiva epistemológica de pesquisa (auto)biográfica em educação, no diálogo com autores que contribuem para problematizar essas narrativas da experiência vivida nos processos de coformação e auto(trans)formação docente. Articulam-se aqui competência técnica e compromisso político, considerados incontornáveis para acompanhar crianças de 4 a 5 anos de idade no processo de apropriação da leitura e da escrita como condição fundante para o exercício da cidadania. Finaliza-se com a defesa de que a reflexão conjunta entre professoras e formadoras sobre experiências, dúvidas, fazeres e deveres inerentes às práticas pedagógicas tem muito a contribuir para a produção do conhecimento científico na pesquisa educacional com base em um saber encarnado.

Keywords : narrativas da experiência; coformação e autotransformação; leitura e escrita na pré-escola; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )