SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Life at a crossroads: high school students between the desire and the need to project the futureEpistemological foundations of the Santa Catarina Movement for Education: unveiling the assumptions of formation for the 21st century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SILVA, Maria Quitéria da  and  FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e8658.  Epub July 18, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658.

Este artigo objetiva explicitar os desafios e as barreiras imbricadas na prática docente no tocante à inclusão de universitários com deficiência visual em tempos de pandemia da Covid-19. Segue os fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica e do Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa seis universitários com deficiência visual de cursos de graduação de uma universidade pública do Nordeste do país. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, que foi realizada individualmente pelo Google Meet. Para a análise dos dados, utilizaram-se os núcleos de significação. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento acerca da inclusão da pessoa com deficiência visual, aliada à falta de apropriação das ferramentas digitais e às múltiplas demandas, contribuiu para a prática pedagógica excludente que se pauta num viés ideológico corponormativo. Contudo, considera-se que o ensino remoto potencializou a precarização da prática docente, consequentemente agudizou a exclusão dos universitários com deficiência visual.

Keywords : universitários; deficiência visual; prática docente; ensino remoto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )