SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8The continuing training of teachers in a rural school in Parintins/AMA review of Brazilian scientific production on teaching work (2008-2023) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SYDORENKO, Olha et al. O papel do debate on-line na construção das competências profissionais dos futuros especialistas (filólogos). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11399.  Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11399.

A ciência pedagógica sempre se interessou pelo problema de identificar mecanismos eficazes para a construção das competências profissionais dos futuros especialistas. Métodos: pesquisas e questionários, coleta e processamento remoto de informações, versão reduzida do Questionário Pessoal Multifatorial B5-10; Escala de Motivação Acadêmica; Escala Curta de Autocontrole; Diagnóstico da Modalidade Perceptual Dominante; Matrizes Progressivas de Raven. A análise estatística foi realizada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficiente de correlação de Spearman e teste U de Mann-Whitney para avaliar a confiabilidade das diferenças entre grupos contrastantes. De acordo com os resultados da investigação, os alunos estão convencidos de que a participação em debates pode contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais. O empenho dos estudantes foi apontado como o principal componente de motivação para a construção de competências profissionais. Mais pesquisas deveriam ter como objetivo estudar o papel dos debates na construção de competências profissionais entre estudantes de áreas específicas. Também é necessário desenvolver uma metodologia detalhada de introdução ao debate estudantil.

Keywords : debates on-line; debates estudantis; construindo competências; competências profissionais; educação a distância..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )