SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Playing in inclusive early childhood education in pedagogical practices for children with disabilitiesConstitution of being a teacher and cyberformation in university teaching: discursive practices and ontology of the present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

MUNIZI, Edenilton da Silva  and  CRUZ, Dulce Márcia. Formação docente e mídia-educação mediada com a utilização do jogo Comenius Pocket. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10815.  Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10815.

Esta pesquisa investigou uma prática de formação docente inicial em oficinas de ampliação do letramento midiático com 21 estudantes de Pedagogia matriculados em disciplinas na Universidade Federal de Santa Catarina. Essas disciplinas promoveram a prática com o jogo de cartas Comenius Pocket aplicado em cada disciplina. A participação dos estudantes ocorreu conforme estava previsto na oficina em aula. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi baseada em observação participante das oficinas, analisando os comentários reflexivos realizados em grupo e a avaliação do jogo por meio de um formulário on-line sobre a experiência. Os critérios avaliados em cada rodada do jogo consideraram o uso das mídias na prática pedagógica como instrumento, como objeto de estudo e como autoria ponderando os objetivos da mídia-educação. Os resultados das oficinas foram positivos tanto nos comentários expressos nas atividades como nas respostas avaliativas sobre a aprendizagem que o jogo trouxe. O texto conclui que oficinas de formação lúdica para as mídias com um jogo de planejamento didático suscitam a reflexão sobre a prática pedagógica e o letramento midiático nos estudantes participantes.

Keywords : formação docente; letramento midiático; mídias; jogo educativo; oficina..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )