SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Pedagogical Residence Program and Supervised Internship: main differences in the profession insertion of future teachersActive Methodologies in Elementary Music Teaching: Game-Based Learning with Boomwhackers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

LIMA, George Almeida  and  RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11156.  Epub Apr 06, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11156.

Este estudo objetivou analisar a produção acadêmica brasileira sobre a utilização das teorias de Norbert Elias no campo da formação docente, buscando compreender seus impactos e reverberações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Destaca-se que as produções que compuseram o estado da arte analisado são recentes, iniciando-se no ano de 2018, e incipientes, sendo encontrados oito estudos. Embora Norbert Elias não tenha analisado diretamente a formação docente, suas teorias imbricam-se às discussões educacionais, possibilitando reflexões sobre relações de interdependência entre futuros professores e docentes estabelecidos, compreendendo os tensionamentos inerentes ao campo da formação. Caso essa interdependência seja coercitiva, os futuros professores podem ter seu processo formativo impactado negativamente, como a inibição de sua autonomia e criatividade. Os mecanismos operacionais do campo educacional devem dirimir desequilíbrios coercitivos de poder, possibilitando ao futuro docente a vivência de diversas situações pedagógicas.

Keywords : formação docente; sociologia e educação; produção científica; estado da arte; processo civilizador..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )