SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Rite as a training and pedagogical process: Education challenge in Guinea-BissauThe teacher training process in Physical Education and the Student Assistance Policy: state of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

PARENTE, Thomás Augusto  and  IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. O uso das tecnologias em um curso de extensão sobre voleibol: avaliação pelos participantes. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11371.  Epub Apr 06, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11371.

Com o objetivo de avaliar o curso de extensão híbrido “Voleibol, ensino & Pedagogia do Esporte” no que diz respeito à sua estrutura e organização e à relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, 33 concluintes do curso responderam a um questionário com questões fechadas, em escala do tipo Likert, e dissertativas, caracterizando o estudo como de metodologia mista, sobre quatro tópicos que remetem ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação ao longo do processo: a) infraestrutura; b) materiais; c) avaliações; e d) perfil do formador. A maioria dos itens analisados ao longo da escala recebeu avaliações positivas e satisfatórias, sendo poucos aqueles com avaliações insatisfatórias, o que pode indicar que o curso de extensão atendeu à proposta prevista. Além disso, entende-se que cursos híbridos, que aliam as Tecnologias da Informação e Comunicação com aulas práticas presenciais, são uma alternativa viável para a formação complementar em Educação Física tanto para graduandos/as como para profissionais.

Keywords : formação complementar; curso de extensão; Educação Física; Tecnologia da Informação e Comunicação..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )