SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8The hospital as a performance space for the pedagogueMemories and female trajectories within the scope of Integrated Public Education Centers (CIEPs) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SILVA, Luziel Augusto da; COSTA, Jean Carlo de Carvalho  and  FERREIRA, Ana Paula Romão de Souza. O modelo de professora primária na trajetória docente de Maria Salete van der Poel. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10244.  Epub July 18, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10244.

Este artigo trata de um estudo sobre o processo de feminização do magistério primário no Brasil, que incorporou na formação docente oriunda da Escola Normal a docência como característica e atribuição do gênero feminino. Dessa forma, esta investigação buscou analisar o modelo de professora idealizado pela Escola Normal nas décadas de 1940 e 1950 por meio da trajetória docente da professora Maria Salete van der Poel, que atuou no Ensino Primário na década de 1950. Metodologicamente, é uma pesquisa documental realizada a partir da legislação educacional e de produções biográficas e (auto)biográficas da professora que foram analisadas e interpretadas à luz do referencial teórico deste estudo. O estudo constatou que Maria Salete van der Poel tinha em sua trajetória docente no Ensino Primário marcas do modelo de docente idealizado na década de 1950 pela Escola Normal, visto que a professora era mulher, solteira e atuava com os métodos da Escola Nova.

Keywords : gênero; professora primária; trajetória docente; Maria Salete van der Poel.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )