SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Approaches to the training of women teachers at the Institute of Education in Belém (PA) and at Escola Franciscana Imaculada Conceição of Dourados (MS) (1974 - 1991)The creation of the Domestic School of Nossa Senhora do Amparo for the education of women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

ARAUJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura  and  PRAXEDES, Ana Luiza Medeiros Pires. A formação interdisciplinar da bibliotecária e educadora Zila da Costa Mamede (1928-1985). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11498.  Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11498.

Defende-se, neste artigo, a tese de que a educação desempenha uma função pedagógica no processo formativo do indivíduo. A partir dessa afirmação e, ainda, em consonância com o corpus da pesquisa (entrevistas, cartas, etc.), procura-se delinear - à luz dos escritos de Nobert Elias Sobre o tempo e A sociedade dos indivíduos, observando a contingência da dimensão temporal - as experiências interdisciplinares formativas, o exercício especializado da Biblioteconomia e da docência em suas intersecções institucionais e, igualmente, as redes de sociabilidade da intelectual Zila Mamede no curso de sua vida. Confirmada a proposição à partida, consolida-se a prova da eminência das experiências formativas interdisciplinares, que são interdependentes em relação à sociedade, às redes de sociabilidade do indivíduo e às temporalidades.

Keywords : experiências formativas; educação universitária; redes de sociabilidade; temporalidades..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )