SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Women’s performance at university extension at Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Eluned Morgan and school education in Patagonia in the 19th century 1 Article resulting from a research project funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SILVA, Tayanne Adrian Santana Morais da  and  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. A formação pela experiência: o caso da primeira ialorixá do Terreiro da Nação Xambá (PE). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11423.  Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11423.

Este artigo é fruto da análise da trajetória formativa de Maria das Dores da Silva (1900-1939), fundadora e primeira ialorixá do Terreiro de Santa Bárbara - Nação Xambá, terreiro de Candomblé localizado em Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar como o estudo sobre a formação dessa ialorixá contribui para o campo da História da Educação. Valendo-se metodologicamente da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, da metodologia da História Oral e teoricamente da noção de educação não formal a partir de Gohn (2006), a pesquisa desvelou os processos formativos que compuseram a liderança religiosa de Maria Oyá, como ficou conhecida Maria das Dores da Silva, assim como revelou problemas de ser mulher, negra e praticante de religião de matriz afro-brasileira no período do Estado Novo (1937-1945), governado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954), que impediu as práticas religiosas que veneravam os orixás.

Keywords : História da Educação; História da Educação no Brasil; educação não formal..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )