SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Training through experience: the case of the first ialorixá of the Terreiro da Nação Xambá (PE) 1 Text corrected with Proap Capes resource through UFPE Propg Notice 06/2022 - Institutional Notice to Support Research in Human and Social Sciences in the context of the project "The relationship between women-education and the authoritarian political regime in the Northeast of Brazil (1964-1978)". CNPq/MCTI/FNDCT Notice No.18/202. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

ARAUJO, Sônia Maria da Silva  and  LIONETTI, Lucia. Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11577.  Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11577.

O artigo trata da educação na América Latina a partir da experiência de vida de Eluned Morgan (1870-1938), escritora, oriunda de uma família galesa, migrada para a Argentina, Patagônia, Vale de Chubut. O objetivo é entender como a educação na Patagônia se torna um projeto educacional de Eluned Morgan e refletir sobre as implicações deste projeto numa região que nasce sob o impacto do Estado Nacional com a chamada “Conquista do Deserto”. Como inspiração teórica, fundamenta-se na história cultural e na história dos intelectuais. Os resultados demonstram que Eluned Morgan assume um lugar de importância na região ao usar a pena de escritora para divulgar suas ideias educativas. Formada intelectualmente sob uma visão de mundo fronteiriça, permeada pela cultura galesa, cultura indígena da Patagônia e cultura hispano-americana, a escritora defendeu a educação como instrumento necessário para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Sul argentino.

Keywords : Eluned Morgan; educação; Patagônia..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )