Artigos |
| |
| · Spaces and times of schooling: marks of disciplinary devices Schütz, Monique Cristina Francener Hammes; Cervi, Gicele Maria
|
| |
| · Senses and potentialities of the (auto)ethnographic record in the biographic-narrative research Aguirre, Jonathan; Porta, Luis
|
| |
| · Babies in the kindergarten collective group: meetings and provocations redirecting the pedagogy duties Gobbato, Carolina; Barbosa, Maria Carmen Silveira
|
| |
| · O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta Corrêa, Jordana; Oliveira, Neiva Afonso
|
| |
| · The construction of learning how to teach: listening to undergrads in supervised curriculum internship Pagliarin, Lidiane Limana Puiati; Silva, Ivone Maria Mendes
|
| |
| · Abordaje Triangular. Estudio crítico Fernández Díaz, Hamlet
|
| |
| · Compulsory registration in kindergartens: analysis from the families’ point of view Lira, Aliandra Cristina Mesomo; Machado, Leandra Souza
|
| |
| · Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975) Bertotti, Rudimar Gomes; Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
|
| |
| · A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do Pronatec Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
|
| |
| · As redes de práticas educativas inovadoras no Brasil Almeida, Gabriela Freitas de
|
| |
| · Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação Stecanela, Nilda; Lemons, Caroline Caldas
|
| |
Resenhas |
| |
| · As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior Tramontina, Carla Cristine
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a contrarreforma do ensino médio Tartaglia, Leonara Margotto; Silva, Erineusa Maria da
|
| |
Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade |
| |
| · Editorial – Dossiê Ciência, Educação e Sociedade Watanabe, Graciella; Gurgel, Ivã
|
| |
| · BERRO! Uma educação transviada em química Xavier, Allan Moreira
|
| |
| · Por uma educação científica que problematize a mídia Cardoso, Danilo; Gurgel, Ivã
|
| |
| · Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo Paz, Giovanni Scataglia Botelho; Avila Junior, Paulo de; Leal, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa
|
| |
| · Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências Watanabe, Graciella; Reis, Pedro Guilherme Rocha dos
|
| |
| · Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano Camillo, Juliano; Mattos, Cristiano Rodrigues de
|
| |
| · A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica Pietrocola, Maurício; Souza, Carolina Rodrigues de
|
| |
| · Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores Sessa, Patrícia da Silva; Paiva, Júlio Carvalho de; Casasco, Emile Ferreira da Cunha; Silva, João Rodrigo Santos da
|
| |
| · Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado Rodrigues-Moura, Sebastião; Brito, Licurgo Peixoto de
|
| |
| · Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação Rosa, Suiane Ewerling da; Strieder, Roseline Beatriz
|
| |
| · O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA Bonfim, Valéria; Assunção, Josenilda; Bomfim, Manuela Gomes; Arcanjo, Jeruza Rocha Lima; Gehlen, Simoni Tormohlen
|
| |
| · Menos pode ser mais: do decrescimento e descomplexificação à complexidade García Díaz, José Eduardo; Watanabe, Giselle
|
| |
Dossiê: Educação Matemática |
| |
| · Apresentação Moreira, Geraldo Eustáquio
|
| |
| · Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment Bressane, Adriano; Moreira, Geraldo Eustáquio; Villanueva, Sandra Bizarria Lopes
|
| |
| · Os experts e a produção de saberes para a docência: Primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli Almeida, André Francisco de; Valente, Wagner Rodrigues
|
| |
| · PIBID: Inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad Tinti, Douglas da Silva; Manrique, Ana Lúcia
|
| |
| · Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos Freitas, Adriano Vargas
|
| |
| · Experiências de estudantes em cálculo 1 Junqueira, Sonia Maria da Silva; Manrique, Ana Lúcia
|
| |
| · Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática Lima, Luciano Feliciano de
|
| |
| · Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática Cruz-Santos, Anabela; Martinho, Maria Helena
|
| |
| · Matemática e a inclusão do outro Peralta, Deise Aparecida; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
|
| |
| · A Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais Silva, Marcio Antonio da
|
| |
| · O estudo do limite de uma função: O que disseram os alunos? Santos, Maria Bethânia Sardeiro dos; Almouloud, Saddo Ag
|
| |
Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem |
| |
| · Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Marinho, Paulo
|
| |
| · Curriculum policies in Portugal: conceptions and practices Santos, Adriana Cavalcanti dos; Leite, Carlinda
|
| |
| · Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la Escuela Bolívar, Antonio
|
| |
| · Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica Fernandes, Domingos
|
| |
| · A avaliação formativa do desempenho do ensino
|
| |
| · The incalibrable socio-emotional competence Lemos, Guilherme Augusto Rezende; Macedo, Elizabeth Fernandes de
|
| |
| · Assessment for learning in English and Mathematics in secondary education Vieira, Isabel; Santos, Leonor
|
| |
| · Curricular practices and learning assessment: contributions to improvement Sá, Ivone; Sousa-Pereira, Fátima
|
| |
| · Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability Pacheco, José Augusto; Maia, Ila Beatriz
|
| |
| · Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza Zabalza Beraza, Miguel A.; Zabalza Cerdeiriña, María Ainhoa
|
| |
| · Curricular-evaluative practices: To invent daily considering the movements of influence Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos; Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de; Lins, Carla Patrícia Acioli
|
| |
| · Examining Performance Assessment: Illuminating Teacher Development and The Construction of a Profession Buchanan, Rebecca
|
| |
| · Policy for enhancing Pasifika learner achievement in New Zealand: Supports and challenges Averill, Robin; Rimoni, Fuapepe
|
| |
| · Formação de professores e reformas curriculares: entre projeções e normatividade Santos, Geniana; Borges, Veronica; Lopes, Alice Casimiro
|
| |