Inter Ação
Print version ISSN 0101-7136
Abstract
LEAL JUNIOR, Luiz Carlos and ANDRADE, Antonio dos Santos. Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.545-564. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685.
O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática em cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, busca-se uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento no pensamento. Com essa perspectiva o aprendizado da Análise Matemática passa a ser concebido como o desenvolvimento de uma sensibilidade dos aprendizes aos signos desta matéria e se torna a condição para a sua efetivação.
Keywords : Análise Matemática; Signos; Ensino e Aprendizagem; Gilles Deleuze.