Inter Ação
Print version ISSN 0101-7136
Abstract
GEREMIAS, Bethania Medeiros and CASSIANI, Suzani. A tecnologia como problema na educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.743-761. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41882.
A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.
Keywords : Educação CTS; Formação de Professores de Ciências; Tecnologia; Papel.