SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do BrasilA infância e o brincar na cultura digital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ZLACHEVSKY, Natalia. La Escuela y la Frontera: procesos de identificación nacional de los niños en la frontera entre Argentina y Bolivia. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.875-895. ISSN 0102-5473.

As áreas de fronteira entre estados nacionais podem ser pensadas como territórios separados que apresentam continuidades geográficas e culturais, onde a presença do Estado constitui um complexo particular. A escola, por sua vez, atua como o bastião do Estado para a construção simbólica de ‘nós’ e dos ‘outros’. Neste trabalho, procurasse registrar como o nacionalismo entra em funcionamento em uma escola localizada na fronteira entre a Argentina e a Bolívia, e de que forma se articula com os diferentes processos de identificação e produção cultural que as crianças atravessam em suas experiências de formação. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem etnográfica. O trabalho com crianças ainda traz novos desafios metodológicos que, neste caso, tomaram a forma de oficinas participativas. O trabalho também inclui uma análise de fontes estatísticas oficiais, leis e regulações, de arquivos escolares, registros fotográficos, questionários e entrevistas. Partimos do pressuposto de que a construção de quadros de referência identitários hegemônicos baseados na nacionalidade separa percursos históricos conjuntos dos territórios em questão, marcando assim uma distância simbólica entre uns e outros. Nesse sentido, pode-se dizer que os organismos de Estado encarregados de educar e, portanto, intervir nos processos de formação da subjetividade das crianças, constroem fronteiras ou fronteirizam.

Keywords : Educação em Zona de Fronteira; Escolaridade; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )