SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidadeCasos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da  and  PADUA, Karla Cunha. A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.1099-1129. ISSN 0102-5473.

Neste artigo é apresentada uma síntese de parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os elementos constituintes do processo de construção das identidades profissionais do professor universitário, a partir do estudo de caso de uma instituição educacional de nível superior, a saber, a FaE/CBH/UEMG. Nesta análise foram considerados aspectos da trajetória profissional, da atuação prática nas atividades que compõem o trabalho docente, e de como esse processo constitutivo se inscreve no ambiente institucional da universidade. Para isso, realizou-se uma revisão teórico-bibliográfica, consultaram-se leis acerca do tema, aplicaram-se questionários e foram feitas entrevistas na modalidade narrativa. No momento da análise, foram triangulados os dados da entrevista com as demais fontes de evidências Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a identidade profissional é construída levando-se em conta uma trajetória profissional, que, por sua vez, constitui-se de elementos individuais e coletivos. A pesquisa apontou também que essa identidade é caracterizada, ainda, por uma multiplicidade de elementos, tais como o tipo de carreira profissional desenvolvida pelo docente e sua relação com as atividades profissionais do magistério superior, os quais contribuem para que a construção das identidades profissionais sejam múltiplas e heterogêneas.

Keywords : Professor Universitário; Identidade Profissional; Prática Docente.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )