SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The (re)birth of a teaching staff: the statutes for public teaching in Santa Catarina State from 1960 - 1975Friendship in teaching and learning relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

CAINELLI, Marlene Rosa; RAMOS, Márcia Teté Elisa  and  CUNHA, Maria de Fátima da. Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.189-204. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p189.

Pretende-se neste artigo discutir as diretrizes de funcionamento do Estágio Supervisionado do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Estado do Paraná, no sentido de refletir sobre a relação teoria/prática na formação do profissional de História. Para tanto, destacam-se as diretrizes teóricas e metodológicas que fundamentam as disciplinas do curso voltadas para a formação do futuro professor de história, considerando a disciplina e seu código disciplinar como importante para a constituição da experiência dessa formação inicial. Acredita-se ser importante caracterizar também o funcionamento do estágio, suas etapas, sua organização curricular, bem como a posição do aluno frente ao estágio de história, conforme investigação de suas ideias sobre a experiência pós-regência. Partindo dos relatórios de estágio como fontes desta pesquisa, considerou-se as experiências dos graduandos do sétimo e oitavo semestre do curso de História dos anos 2010 e 2011. Visando a construção da literacia histórica, as etapas do estágio de história e a proposta didático-pedagógica para o ensino e aprendizado histórico demonstram que se procurou fundamentar conforme o princípio investigativo próprio do campo da História, segundo o modelo de aula-oficina proposto por Isabel Barca.

Keywords : Formação de Professores; Disciplina Escolar; Estágio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )