SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Social Networks on the Internet in High School: between mutual learning and school knowledgeTeaching Identity and Primary Education: The voice of the teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FISS, Doris Maria Luzzardi  and  XAVIER, Fernando Weiss. Identidades Docentes e Educação Básica: as vozes dos professores. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.422-443. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422.

Este artigo tem como tema a produção das identidades docentes nos contextos da escola básica, objetivando compreender de que modo esse processo ocorre, buscando subsídios, sobretudo, em Maurice Tardif (2000, 2012), Maurice Tardif e Daniele Raymond (2000), Maria Manuela Alves Garcia, Álvaro Hypolito e Jarbas Vieira (2005). A pesquisa, realizada em 2013, tem um caráter qualiquantitativo. O tratamento dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo a partir da perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os dados foram produzidos através de um roteiro de perguntas direcionadas a 50 professores da Educação Básica, os quais atuam em escolas da rede pública, privada ou ambas, localizadas em Porto Alegre e Região Metropolitana. As respostas dos professores indicam que a produção das identidades docentes, no âmbito da escola básica, ocorre tanto a partir das experiências pré-profissionais como das experiências profissionais. Apesar da influência das políticas públicas e das mudanças curriculares, o profissional da educação detém relativa autonomia em sua prática profissional. Como conclusão, observa-se que as identidades profissionais docentes são produzidas a partir de diversos fatores e saberes, tensões e contradições.

Keywords : Identidade Docente; Escola Básica; Educação Contemporânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )