Perspectiva
Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X
Abstract
LOURENCO, Arlindo da Silva and CANDIDO, Renata Marcílio. A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1277-1295. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1277.
A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.
Keywords : Violência; Violência na Escola; Reflexão; Civilização e Educação.