SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The reflective teacher’s training in a distance learning programTypes and meanings of motivation for the choice of a licentiate graduation course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FUJITA, Elza Tie  and  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.724-740.  Epub July 23, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p724.

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as concepções e práticas de leitura dos alunos do 9º ano, tendo em vista refletir a realidade e as possibilidades para a melhoria do ato de ler no contexto escolar. A efetivação do estudo em questão foi realizada no segundo semestre de 2015, no qual foi utilizado um questionário com questões abertas, contemplando duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do período matutino de uma escola localizada na periferia do município de Londrina-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões foram pautadas em autores que se apoiaram na perspectiva histórico-crítica, ou seja, Vygotsky (2008), Luria (1978), Leontiev (2004), Arena (2010), entre outros. No aspecto geral, foi possível constatar que os sujeitos participantes consideram a leitura fundamental para o processo de formação humana e profissional. Entretanto, torna-se necessário oferecer espaços de leitura e metodologias apropriadas para que os alunos possam desenvolver o ato de ler de forma crítica e humanizadora.

Keywords : Ato de Ler; Leitura; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )