SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue42School Time: organization, expansion and qualification of school education timeEJA Curriculum: cultural practices, the right to learn throughout life and ecology of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  and  OLIVEIRA, Elisabete Duarte de. Da comunidade à escola: desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.90-112. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10954.

Este artigo2 se insere nas discussões sobre as práticas culturais na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo compreender como acontecem as práticas culturais dos sujeitos praticantespensantes no espaçotempo que residem e como se relacionam com as práticas culturais manifestas, no cotidiano escolar. Fundamenta-se nos estudos de Alves (2003), Bakhtin (1992) e Certeau (2011, 2012, 2013). A conclusão apontou a existência de duas práticas culturais (in)visibilizadas no Vale do Reginaldo: a prática do Encontro, como acontecimento reinventado e a prática do Boi Leão, como acontecimento de resistência - constituindo-se como pontos de partida para produção de conhecimentos e de sentidos na escola, acerca dos problemas e diálogos estabelecidos por um grupo ou por pessoas em interação.

Keywords : Docência; Práticas (in)visíveis; Cotidiano escolar; Sujeitos praticantespensantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )