SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue54Racism in school education: discourses that hurtProfile of managers in Brazilian community universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, João Paulo de Lorena  and  PARAISO, Marlucy Alves. Para uma cartografia de infâncias queer no currículo escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18585.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18585.

Infâncias queer, desidentificadas dos padrões de gênero e sexualidade instituídos, estão presentes no currículo escolar, aquecem nossas pesquisas e docências, incendeiam nossas certezas e enchem o território curricular de chispas incandescentes e incontroláveis. Este artigo, instalando-se nos estudos do campo curricular de perspectiva pós-crítica, tem como objetivo discutir o mapa do fazer cartográfico, desenhado para a realização de uma pesquisa de mestrado, que investigou as resistências e os modos de vida forjados pelas crianças queer e suas infâncias - que chamamos de “fogueirinhas”- no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. Para cartografar infâncias queer, faz-se necessário entrar em um jogo de experimentação de posturas brincantes e inventivas, em um devir-criança, que nos possibilite desmantelar a lógica adulto-centrada e criar procedimentos de pesquisa mais sensíveis aos movimentos minoritários dessas infâncias.

Keywords : Currículo; Infâncias queer; Cartografia; Percursos metodológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )