SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Free text, collaborative work and school press in Freinet’s PedagogyChild - Portuguese childhood in the dictionaries and socio-educational and legal discourses (19th century and 20th century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

KLEIN, Sabrina Gabriela  and  MUENCHEN, Cristiane. A epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25052.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25052.

Este trabalho tem a pretensão de apresentar uma construção de um embasamento teórico-epistemológico fundamentado na relação entre a epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire, na perspectiva da Abordagem Temática. O objetivo da análise é apresentar elementos teóricos para compreender o processo de apreensão de temas nessa perspectiva e, dessa forma, contribuir com as elaborações de práticas pedagógicas. A epistemologia de Hessen fornece elementos para compreender o processo de interação entre sujeito e objeto. A gnosiologia de Freire permite uma ampliação do olhar pedagógico sobre o processo didático, necessária para que a apreensão ocorra. As análises permitem inferir que o processo de apreensão de temas ocorre por meio da interação entre professores, estudantes, cientistas (sujeitos do conhecimento) com o tema (objeto do conhecimento) proveniente da realidade. A interação entre sujeitos e objetos ocorre através de processos didático-pedagógicos interdisciplinares, dialógicos e problematizadores, que devem garantir a apreensão do significado e a interpretação dos temas por parte dos alunos.

Keywords : Abordagem temática; Hessen; Freire; Ensino de ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )