SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue70In defense of teaching: the common and existential openness amidst digital algorithms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FERRARI, Lorrainy; ARAUJO, Gilda Cardoso de  and  CARA, Daniel Tojeira. A gestão da crise da pandemia (2020-2021): o Sistema Único de Saúde e o Sistema Nacional de Educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33300.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33300.

Este artigo objetiva comparar as medidas tomadas na área de saúde e na área da educação no decorrer da crise pandêmica no Brasil no período de março de 2020 até dezembro de 2021, problematizando as dimensões dos conflitos interfederativos num sistema considerado estruturado, como é o caso do Sistema Único de Saúde (SUS), e num sistema considerado não estruturado, como é o caso do Sistema Nacional de Educação (SNE). Como arcabouço teórico-metodológico, foram mobilizadas a história do tempo presente, com base em François Dosse e outros autores, para subsidiar as análises de fontes oficiais do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e de fontes jornalísticas. As considerações finais apontam que a existência de um sistema consolidado, como o SUS, não foi capaz de atenuar a crise pandêmica em decorrência da gestão bolsonarista. Logo, a instituição de um SNE também não seria suficiente, dada a sujeição dos entes federados ao governo central.

Keywords : Federalismo educacional; Saúde; Pandemia; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )