SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue70Technologies in the classroom and their relationship with teaching practice: representations of English language teachersSchool parties in Brasília: the perspective of journalist Yvonne Jean (1962-1968) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FERNANDES, Gildene Lima de Souza  and  FREITAS, Alessandra Cardozo de. Aprendizes de ficção: sobre o ler e o escrever histórias na escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33843.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33843.

O artigo apresenta um recorte de pesquisa qualitativa sobre a elaboração de narrativas de ficção por crianças, realizada numa turma do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte, Brasil. Tem por objetivo refletir sobre os efeitos da leitura de literatura e da interlocução entre os pares no processo de construção de histórias. A investigação fundamentou-se nos estudos sobre literatura (Candido, 2012), leitura de ficção (Amarilha, 2013 e 1997; Jauss, 1994; Eco, 1994), mediação pedagógica e produção textual (Vigotski, 2007; Graves e Graves, 1995; Calkins, 1989). O desenho da pesquisa compreendeu sessões de leitura da obra Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga, e encontros para escrita, discussão e reescrita de histórias de ficção. A análise dos dados revelou que a leitura de literatura, sob a metodologia da andaimagem, favoreceu a liberdade de criação de histórias pelos aprendizes, que recorreram às referências literárias para escrever narrativas que apresentaram novas escolhas quanto ao tipo de narrador, uso do tempo, desfecho, dentre outros aspectos. A escolha da obra literária (Bojunga, 2007), de caráter metaficcional, repercutiu, de sobremaneira, nos novos sentidos atribuídos pelos aprendizes à atividade da escrita. Também foi constatado o efeito da interação entre os pares e a professora-pesquisadora nos processos de escrita e revisão textual, mediante as investidas das crianças na constituição de suas narrativas de ficção, desencadeadas pelas conferências de escrita.

Keywords : Histórias de ficção; Criança; Mediação de leitura; Leitura de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )