Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
TRAVITZKI, Rodrigo. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.256-288. Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3910.
Foi realizada uma meta-avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e 2011, aplicando-se técnicas psicométricas em 2.025.268 provas. Algumas técnicas foram exemplificadas com a apresentação da análise do conteúdo de itens, mostrando sua utilidade aos educadores. Comparou-se indicadores relacionados à prova (coeficiente α e correlação interitem média), mas principalmente relativos aos itens (correlação item-total, coeficiente bisserial - CB -, discriminação e ajuste do modelo logístico de dois parâmetros). A prova de Matemática de 2009 apresentou confiabilidade insuficiente (α < 0,6). As provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas apresentaram, nos dois anos, melhores indicadores de qualidade. Ao todo, foram encontrados 25% de itens com comportamento empírico fora do esperado em 2009, e 17% em 2011.
Keywords : Meta-avaliação; Psicometria; Avaliação em Larga Escala; Enem.