SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35SUSTAINABLE ASSESSMENT IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HIGHER EDUCATIONMETA-EVALUATION OF EMANCIPATORY ASPECTS: A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

TREVISAN, NATÁLIA PEIXOTO. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE AVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10221.  Epub May 31, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10221.

A avaliação deve estar a serviço do ensino e da aprendizagem, subsidiando as práticas escolares. A fim de saber como essa teoria chega à escola, este artigo tem como objetivo analisar as concepções de avaliação de quatro professores de língua portuguesa da educação básica, especificamente dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da Grande São Paulo. Foi feita uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, analisada com apoio da análise de conteúdo. Parte-se do referencial teórico que concebe a avaliação como integrante dos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que há falta de critérios na avaliação, subjetividade, desvinculação dos processos de ensino-aprendizagem e que o tema ainda precisa ser trabalhado entre os docentes.

Keywords : AVALIAÇÃO FORMATIVA; LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO BÁSICA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )