SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS’ PERCEPTIONS OF EVALUATIONRUBRIC: RESOURCE IN EVALUATING ANAMNESIS LEARNIG IN MEDICINE COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

OLIVEIRA, IVAN DOS SANTOS  and  ROTHEN, JOSÉ CARLOS. META-AVALIAÇÃO DE ASPECTOS EMANCIPATÓRIOS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10631.  Epub May 31, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10631.

O objetivo deste trabalho é apresentar proposta de instrumento meta-avaliativo de aspectos emancipatórios em autoavaliações institucionais, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Foram elaborados 14 parâmetros, sendo 11 de mérito (dialogicidade, participação, pluralidade, negociação, globalidade, formatividade, comparabilidade, legitimidade, identidade e missão, compromisso, publicidade) e 3 de valor (autoconhecimento, potencialidade crítico-transformadora e aplicabilidade ou relevância). Consideramos que o arcabouço analítico-metodológico formulado pode ser muito útil para o aperfeiçoamento da prática autoavaliativa e para a formação de cultura avaliativa emancipatória.

Keywords : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; AUTOAVALIAÇÃO; META-AVALIAÇÃO; EMANCIPAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )