Revista Estudos Feministas
Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584
Abstract
HENNING, Ana Clara Correa; COLLARES, Lara Veiras and BOEIRA, Eponina Vitola. Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e88051. Epub Sep 01, 2023. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n388051.
Problematizamos, por meio deste artigo, a existência ou inexistência de disciplinas versando sobre gênero em grades curriculares de cursos de direito de sete universidades federais, situadas nos três estados da Região Sul do Brasil. Diante da atual publicação das diretrizes curriculares para cursos de direito brasileiros, efetuamos a análise documental em projetos pedagógicos, grades curriculares, ementas e planos de ensino previstos pelos cursos das instituições de ensino pesquisadas. Por meio da revisão bibliográfica e de metodologia fundamentada em análise documental, pautadas no viés pós-estruturalista e interdisciplinar, buscamos compreender o como da formação dos currículos acadêmicos. A partir dos resultados empíricos auferidos, questionamos as disputas que elegem alguns conteúdos como centrais e outros como saberes hierarquicamente inferiores na formação jurídica.
Keywords : gênero; currículo; ensino jurídico; estudos pós-estruturalistas; pesquisa documental.