Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
COUTINHO, José Maria. Por uma educação multicultural: uma alternativa de cidadania para o século XXI. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.13, pp.381-392. ISSN 0104-4036.
O artigo lida com a grande contradição da educação brasileira, o conflito entre duas contrastantes abordagens culturais da educação (multiculturalismo e etnocentrismo) no ambiente escolar e fora dele. Forjando a homogeneização da multicultura brasileira e a desigualdade social, através da educação formal, o etnocentrismo penaliza na escola pública as crianças afro-indígenas e mestiças das classes populares, enquanto favorece as crianças brancas das classes média e alta. Essa reflexão vê a educação multicultural reduzindo o fracasso escolar das etnias excluídas, ao mesmo tempo que promovendo a emancipação cidadã das classes populares e da melhoria da qualidade de ensino.