Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
KLEIN, Ruben. Indicadores educacionais para subpopulações caracterizadas pela cor. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.495-514. ISSN 0104-4036.
As PNADs, desde 1987, perguntam aos indivíduos amostrados como se consideram em relação à cor. Utilizando esses dados, apresentamos neste trabalho a evolução de indicadores educacionais sobre acesso à escola e fluxo dos alunos por subpopulações definidas pela cor. O SAEB/95, pela primeira vez, tem um questionário sobre algumas variáveis relativas ao aluno e entre essas como ele se considera em relação a sua cor. Utilizando o SAEB, apresentamos comparações das distribuições de proficiência em matemática e língua portuguêsa (leitura), para as subpopuloções dos alunos das séries testadas definidas pela cor. Procuramos relacionar essas variáveis com variáveis sócio-econômicas.