Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
KLEIN, Ruben. Utilização da teoria da resposta ao item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.283-296. ISSN 0104-4036.
O artigo introduz a Teoria da Resposta ao Item (TRI) em sua forma usual de um único grupo e para grupos múltiplos e explica como o TRI para grupos múltiplos está sendo utilizado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para a calibração dos itens e para a obtenção de uma escala única, por disciplina, para as proficiências dos alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, para os SAEBs a partir de 1995. O artigo apresenta o procedimento adotado de equalização entre séries e entre anos e introduz um método novo para equalizar avaliações que utilizam alguns itens do SAEB com o SAEB. Finalmente o artigo explica como as escalas do SAEB são interpretadas.
Keywords : TRI; Grupos Múltiplos; SAEB; Equalização; Interpretação de Escala; Proficiência; Estimação Bayesiana Marginal.