SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue75La violencia que nos toca a todos: una mirada desde la historia del maltrato en la escuelaEfeitos de um programa de educação infantil em famílias de catadores de papel de Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

LOPES, Rosilene Beatriz  and  GOMES, Candido Alberto. Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.261-281. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste artigo é discutir o tema indisciplina como contribuição visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressão e da submissão nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidários, dialógicos, emancipatórios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestões para a escola: (i) equipes de intervenção para resolução de problemas, buscando a autogestão escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) currículos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o diálogo como meio de pactuar modos de convivência social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.

Keywords : Disciplina Escolar; Violência Escolar; Formação de Educadores; Gestão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )